Pratos típicos de Minas Gerais e sua capital Belo Horizonte.


Além de pontos turísticos a cidade de Belo Horizonte ainda trás bares e restaurantes com maravilhosos pratos típicos. Um dos primeiros pratos surgidos na capital mineira tornou-se rapidamente um clássico em sua gastronomia. O frango com quiabo, além de popular, trata-se da combinação de dois ingredientes inusitados, ou seja, a mistura do quiabo por parte das crianças com o delicioso frango caipira, que não teve jeito, virou obrigatório no cardápio de qualquer restaurante mineiro que se preze.


O tempero mineiro é famoso em todo o Brasil, e não poderia ser diferente. Na capital de Minas Gerais, o visitante encontra uma ótima rede de restaurantes de comida regional, que oferecem os deliciosos pratos típicos, como leitão à pururuca, tutu de feijão, canjiquinha com costelinha de porco, vaca atolada (preparada com costela de boi e mandioca), feijão tropeiro e frango ao molho pardo. Para a sobremesa, doces de goiaba, leite, abóbora e mamão, que ficam sempre muito bem acompanhados por queijo branco – outra iguaria local.

Pão de queijo: 


A culinária de Minas Gerais presenteou o país com o pão de queijo, quitute que perfuma o ambiente e cai bem a qualquer hora – especialmente quando sai quentinho do forno.




Doce de abóbora: 


Compota, em pasta, com coco...em Minas Gerais, o doce caseiro é preparado sem pressa em várias versões, com ingredientes frescos.



Tutu de feijão:  
O feijão cozido, refogado e engrossado com farinha de mandioca pode ser encontrado em diferentes regiões do Brasil. Em Minas Gerais, onde a receita é uma das principais atrações da cozinha, costuma-se usar o feijão-roxinho ou o feijão-preto, amassado em forma de purê antes de receber a farinha de mandioca. O resultado é um pirão mole, companheiro para o arroz, a couve, o torresmo e a carne de porco frita.

Bambá de couve


Ideal para os dias frios, o bambá de couve é feito com caldo de carne engrossado com fubá, ovos, couve e lingüiça.




Feijão-tropeiro mineiro: 


A receita, uma mistura de feijão cozido, farinha de mandioca e linguiça, era a alimentação básica dos trabalhadores que transportavam mercadorias em lombo de burro.




Couve refogada 

Essencial para acompanhar pratos como a feijoada e o tutu de feijão. Na versão à mineira, a couve é cortada bem fininha e refogada um pouco antes de ir à mesa com banha de porco, alho e cebola. Há quem acrescente cubinhos de bacon ao preparo.


Frango ao molho pardo
Antes de servir, a ave guisada em pedaços é acrescida do próprio sangue, colhido no momento do abate e misturado a vinagre para não coagular. O resultado é um molho escuro – daí o nome do prato. Em Portugal, onde se originou, a receita ganha o nome de galinha à cabidela e a técnica de empregar o sangue no preparo também é aplicada a outras aves, como pato, ganso e marreco .

Leitão à pururuca

A receita trazida pelos portugueses ganhou fama em Minas Gerais pelo sabor e tempero. Em alguns restaurantes, o leitão chega à mesa acompanhado de arroz branco, farofa, feijão-tropeiro e couve .




Doce de Leite


Preparado em uma panela grande, com leite fresco e açúcar, o doce de leite é umas das sobremesas mais tradicionais de Minas Gerais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário