sábado, 21 de novembro de 2015

Turismo em Caravelas Ba, encantadora e hospitaleira.

Hoje, a cidade ainda guarda as marcas da época da mineração, com seus pontos turísticos históricos e a tranquilidade de uma vila. No centro histórico, os visitantes podem apreciar as construções de igrejas em estilo barroco português e espanhol e as casas com suas fachadas em azulejo Macau do século XIX. O município de Caravelas localiza-se no litoral na Costa das Baleias, e entre julho e novembro é o cenário de um grande espetáculo natural com a visita das baleias Jubarte.
Caravelas foi fundada pelo navegador italiano Américo Vespúcio, é uma pequena cidade com ruas estreitas que serve como ponto de partida para o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizada a 42 km da costa. Caravelas também fornece acesso à área de mergulho Parcel dos Abrolhos e os Recifes das Timbebas, bem como outros destinos para pesca submarina. Caravelas também é ponto de partida das embarcações que levam os visitantes as ilhas: Redonda, Guarita, Sueste, e Siribá, a única onde o desembarque é permitido.


Mais de 10 mil baleias jubarte já estão nos mares da Bahia para se acasalar, reproduzir e cuidar de suas crias. Com aproximadamente 16 metros de comprimento e chegando a pesar 40 toneladas, a espécie é uma das mais carismáticas por seu jeito brincalhão e suas acrobacias que podem ser conferidas de perto por quem se aventurar numa modalidade de turismo que cresce a cada dia. Trata-se do cruzeiro de observação de baleias, prática estimulada pelo Projeto Baleia Jubarte (PBJ), que estuda e conserva a espécie.

Os pontos de saída são em várias partes da Bahia e o período vai de julho a novembro. Além de poder ver as gigantes do mar de perto, de quebra os turistas curtem as belezas da região podendo avistar, também, outras espécies marinhas como golfinhos, botos, tartarugas e outras baleias. Abrolhos, localizado ao norte do Espírito Santo e sul da Bahia é o principal berçário reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental. É lá, portanto, o local preferido das jubartes que se reproduzem no Brasil. Cerca de 90% delas se concentram na região.

O passeio pode ser bate-vota ou perdurar por mais dias, com os passageiros dormindo a bordo. O ponto do continente mais próximo é a cidade de Caravelas, de onde saem as embarcações rumo ao Arquipélago, conhecido por sua rica biodiversidade que inclui fauna marinha, flora, aves e manguezais. Detentor da maior formação de corais do Atlântico Sul e um dos melhores pontos de mergulho do país. Em terra, a infraestrutura da região não acompanha tamanha beleza: faltam bons hotéis, restaurantes e um certo charme a Caravelas.
A história de Caravelas começa com própria História do Brasil a qual, em linhas gerais, acampam até o ano de 1574. Descoberto o Brasil, Portugal enviou expedições exploradoras. A segunda dessas expedições saída do Tejo em 1503, descobriu o arquipélago de Fernando de Noronha, naufragou o navio capitaneá da esquadra comandada por Gonçalo Coelho da qual também fazia parte o célebre Américo Vespucio, o "piloto e marinheiro mais instruído do seu tempo". Dali a frota de explorações, como Américo VespucioGonçalo Coelho, rumou para o sul, costeou a terra até a latitude de 18 graus, e entrou justamente, no porto de Caravelas, onde fundou uma feitoria, que deixou fortificada com 12 peças de artilharia e 24 homens, retornou em seguida para Lisboa. 

Caravelas foi, assim, descoberta em 1503 por Américo Vespucio ou Gonçalo Coelho. Durante o tempo em que o Brasil esteve dividido em capitanias hereditárias, o atual município de Caravelas pertence ao Porto Seguro, doado a Pero de Campos Tourinho, por Carta régia de 27 de maio de 1534. Segundo ocorreu com várias outras, a capitania do Porto fracassou, dado o pouco interesse do seu donatário e sucessores, e pelos incessantes ataques dos ´´índios tupiniquins, que infestavam a região, desde o rio Camamu até o rio Cricaré, - provavelmente o que hoje se denomina Mucuri. 






O município de Caravelas, a princípio, era constituído de único distrito, que permaneceu nas divisões administrativas do Brasil referentes a 1911 e 1933 e nas divisões territórias de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, como, também, no quadro anexo do Decreto-Lei estadual n.º 10 724, de 30 de março de 1938. Por força do decreto estadual n.º 11 089, de 30 de novembro de 1938, o distrito único ficou dividido em dois: o distrito-sede, ou de Caravelas, e o novo distrito de Juerana, que assim permaneceu no quadro de 1943, a que se relaciona o Decreto estadual n.º 12 978, de 1.º de junho de 1944. Idêntica composição é mantida na divisão administrativa para 1949-1953.




O acesso a Caravelas faz-se de carro, ônibus ou avião. Seu aeroporto atendia a região, com saída de Salvador e Belo Horizonte, a capital do vizinho estado de Minas Gerais e vôos charter provenientes de São Paulo, hoje não recebe mais turistas. A cidade tem acomodações hoteleiras confortáveis e bons restaurantes. Para conhecer a área, a melhor opção é dar um passeio de barco até Coroa da Barra situada nas margens do Rio Caravelas em frente a Barra de Caravelas, Caravelas é um dos três pontos de saída para visitar o Arquipélago dos Abrolhos e o Parcel das Paredes onde de julho a novembro é possível avistar baleias jubarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário