terça-feira, 10 de novembro de 2015

Turismo em Chapada dos Veadeiros.

São algumas centenas de cachoeiras por lá e, se você estava pensando em conhecer todas em uma única viagem vai ter que repensar.Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protegendo uma área de 65.514 ha de cerrado de altitude, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.  


Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, numa viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.



O destino, de beleza inegável, atrai ainda os aventureiros. Nos seus cânions, trilhas, cachoeiras, rios e piscinas naturais é possível praticar esportes como trekking, canyoning, canoagem, aquarider e rapel. Por ali, o que não falta é opção de passeios e atividades para os visitantes. A flora da chapada é um espetáculo à parte e muda bastante de acordo com as estações do ano. De maio a setembro, a paisagem ganha aparência árida e tons amarelados, além de árvores recheadas de folhas secas e rios mais baixos. Já de outubro a abril, o verde da vegetação e o colorido das flores dão as caras nos campos, as cachoeiras tornam-se mais caudalosas e os rios voltam a subir.


Um dos principais atrativos turísticos de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é procurada principalmente por aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico. O roteiro na Chapada dos Veadeiros inclui desde passeios mais calmos, como observações de pássaros, massagens e meditações, até os mais radicais, entre eles rapel e tirolesa praticados próximos às quedas d’água.

As principais atrações da Chapada ficam no Parque Nacional e são os Saltos do Rio Preto, também considerados o cartão-postal do parque. A primeira queda, de 80 metros, deságua na maior piscina natural da região. Nas margens, tem até areia branca, dando ao lugar um ar de praia. A segunda cachoeira tem 120 metros e uma das vistas panorâmicas mais bonitas da região. Para chegar até os Saltos, é preciso disposição já que a trilha com cerca de 12 km, entre a ida e a volta, apresenta trechos íngremes e cheios de pedras

A partir dos Saltos do Rio Preto, outro passeio imperdível também dentro do parque é a visita aos Cânions 1 e 2 e à cachoeira das Carioquinhas, que tem boas piscinas naturais para banho. Para completar o cenário, animais em extinção como o veado-campeiro, cervo-do-pantanal, onça-pintada, lobo-guará, ema, seriema, tapiti, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, capivara, anta, tucano-de-bico-verde, urubu-rei e urubu-preto circulam livremente pela região.

Fora dos limites do parque, não dá pra deixar de conhecer o Vale da Lua. O local é cercado por rochas esbranquiçadas e piscinas naturais formadas entre buracos e mini-grutas. Trata-se de um conjunto de formações rochosas que se originaram nas pedras por causas das corredeiras de águas do Rio São Miguel. Além disso, dizem que em noites de lua cheia, as rochas da região cintilam. A caminhada de acesso é fácil e dura aproximadamente 20 minutos.

Vale saber que a região é conhecida pelas cachoeiras de águas límpidas e por diversas áreas com formações de cristais - o que também garantiu à Chapada o rótulo de destino esotérico. Tem quem acredite que a região possui, digamos, uma energia especial, motivo que trouxe para Alto Paraíso, cidade mais próxima, uma forte comunidade hippie. 
Pousadas e Hotéis  da região estão localizados no coração da charmosa e pacata Vila de São JorgeAlto Paraíso, e encanta por sua arquitetura rústica e ao mesmo tempo aconchegante, e por seu atendimento personalizado.


Muitas são as atrações na Chapada dos Veadeiros. A trilha ecológica, por exemplo, é feita em um cenário cheio de vegetação nativa, onde as pessoas podem observar pássaros, insetos e muitas belas paisagens da região. As caminhadas estão entre as principais atividades dos visitantes e elas são feitas nas rotas usadas antes por garimpeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário