quarta-feira, 30 de julho de 2014

Turismo em Nobres no Estado de Mato Grosso.

Nobres é um pequeno município localizado a 140 km de Cuiabá, na região Médio Norte do Estado de MT, Por ser uma região de grande concentração de calcário e dolomita foram encontradas muitas grutas e cavernas altamente ornamentadas com diversos tipos de espeleotemas como estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, pérolas, entre muitos outros. Ponto turístico ainda pouco explorado em Mato Grosso, não está distante da Chapada dos Guimarães, um dos destinos mais procurados do Estado. O município de Nobres se formou à sombra de três sesmarias: Bananal, Francisco Nobre e Pontezinha. A movimentação na região é bastante antiga, por ser rota de passagem entre Cuiabá, Rosário Oeste e Diamantino.

Nobres é o primo mais desconhecido de Bonito, famoso em Mato Grosso do Sul por seus passeios que exploram águas cristalinas, peixes abundantes e atividades como rafting e visita a cavernas. A Gruta da Lagoa Azul, localizada no Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul é um dos mais impressionantes pontos turísticos da região da cidade de Nobres, no estado de Mato Grosso, mas infelizmente esta fechada por conta do plano de manejo incompleto. 

Nobres também Cachoeira da Serra Azul, está situada a mais ou menos 90 Km do centro de Nobres. Ela tem aproximadamente 45 metros de queda livre e é um dos vários pontos turísticos localizados nas proximidades de Nobres, MTNobres é uma região riquíssima em belezas naturais. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas, atrativos ainda inexplorados preservam uma natureza primitiva.

O povoado de Nobres recebeu a primeira usina hidrelétrica construída no Estado de Mato Grosso, atualmente desativada, suas ruínas são relíquias do passado recente que fizeram história. Com o passar dos anos o vilarejo teve denominação alterada, passando a chamar-se Bananal, graças aos extensos bananais que se plantavam nas propriedades da região. Mas foi apenas no fim do ano de 2012 que o asfalto chegou ao trecho da estrada que dá acesso à área onde estão as atrações turísticas, facilitando o trânsito de visitantes.


O Estado do Mato Grosso possui grandes matas, rios e lagos que forma um excelente cenário natural refletindo de forma simples a beleza do nosso Brasil. O conceito de cultura consiste em costumes, valores de uma sociedade e culinária. O Pantanal matogrossense é um dos pontos turísticos mais atrativos de Mato grosso, por sua diversidade na flora e fauna. O Estado de Mato Grosso tem inúmeras cidades turísticas que encantam com suas cachoeiras, prédios históricos e cultura e uma delas é a cidade de Nobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário