segunda-feira, 21 de julho de 2014

Turismo em Olinda Recife, bela cidade para férias.

Olinda localiza-se ao norte de Recife; não existe nenhum marco físico que separe as cidades. Do Alto da Sé ao Clube de Vassourinhas, descobrimos algumas curiosidades desta cidade, Alto da Sé (Olinda) – Um dos pontos turísticos mais conhecidos das duas cidades, o Alto da Sé possui uma vista única do Recife. No local também existem várias lojas de artesanato e algumas igrejas, além de ser ponto de partida para a maioria dos lugares do sítio histórico de Olinda.  Instituto Ricardo Brennand – No coração da Várzea, bairro da periferia do Recife, está o Instituto Ricardo Brennand, instituição cultural privada do empresário pernambucano que dá nome ao local. O Instituto abriga uma armaria, uma biblioteca e uma pinacoteca que recebe exposições periódicas e possui uma das mais completas coleções sobre a ocupação holandesa no Brasil. Além disso, o Instituto preserva um extenso jardim que constitui uma das imagens mais bucólicas do Recife.

É na , ponto mais alto do Sítio Histórico, que está a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, erguida em 1540.  As torres das igrejas seguidas do mar e a cidade do Recife. No Alto da Sé ficam a praça de artesanato, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e os ângulos mais bonitos para quem quer tirar belas fotografias. Pode-se também comer uma tapioca quentinha de uma das barracas do Alto da Sé,  enquanto Olinda manteve um ritmo mais pacato e festivo, Recife desenvolveu ao longo dos séculos sua vocação comercial.

A primeira e mais evidente diferença é quanto ao relevo: enquanto Recife é quase que totalmente plana, Olinda (principalmente na região histórica) é uma sucessão de colinas, algumas das quais bastante ingrimes. Uma caminhada entre pontos turísticos (por exemplo, do Alto da Sé até o Mosteiro de São Bento), embora não seja longa se medida em metros, pode tornar-se cansativa, por causa das subidas. O trânsito de carros é permitido, mas observe atentamente as mãos de direção.

Essas colinas foram a origem do nome da cidade; conta-se que Duarte Coelho, o nobre português que recebeu a região de Pernambuco como capitania hereditária, ao defrontar-se com a visão do alto das colinas, teria exclamado: "Oh, linda visão para se construir uma vila". Banhada por praias do litoral norte de Pernambuco, Olinda situa-se a apenas 6 km do centro da cidade do Recife, capital do estado, e a 12 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, com acesso por modernas rodovias e um eficiente sistema de transporte urbano.

Fundada pelos portugueses em 1535, tomada pelos holandeses em 1631 e recuperada na Restauração Pernambucana em 1654, Olinda é cheia de histórias, restaurantes, ateliês, igrejas e coqueirais que conferem charme à cidade, que tem o Sítio Histórico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.  luz para os olhos, do alto de suas ladeiras, avistam-se coqueiros e casarios, ao fundo sua irmã Recife e o mar azul infinito. Às seis horas tocam os sinos de suas incontáveis igrejas, arrebatam-se os sentidos.

Em Olinda, o carnaval começa uma semana antes da data oficial. A cidade efervesce, despontando nas ruas centenas de agremiações, desfilando ao som frenético do frevo. O povo desce e sobe ladeiras num entusiasmo contagiante, atrás dos tradicionais bonecos gigantes. Enfim, há de tudo para ver, sentir, participar. A irreverência, criatividade e alegria tornaram o carnaval de Olinda um dos mais famosos do mundo. 


O frevo música genuinamente pernambucana do fim do século 19 - acredita-se que sua origem vem das bandas de música, dobrados e polcas. Segundo alguns é a única composição popular no mundo onde a música nasce com a orquestração. Os passos da dança simbolizam uma mistura de danças de salão da Europa, incluindo passos de Ballet e passos dos cossacos. Esta cidade nordestina tem além do carnaval com os famosos bonecos de Olinda, também reservam hotéis e pousadas bastante aconchegantes em alta e baixa temporada. Quem estiver passando férias em Recife e Olinda também pode conhecer as praias de Jaboatão dos Guararapes que fica ao sul da capital de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário