quinta-feira, 17 de julho de 2014

Turismo no Arquipélago de Fernando de Noronha PE, coisa de outro mundo.

Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas e ilhotas exuberantes e que ocupa uma área de 26 km². Com lindas praias, e paisagens maravilhosas, ele fica situado no Oceano Atlântico a leste do estado do Rio Grande do Norte, mas constitui um distrito estadual de Pernambuco (desde 1988, quando deixou de ser território federal). A ilha principal possui 17 km² e fica a 545 km de Recife e a 360km de NatalO arquipélago possui fauna e flora exuberantes, e destaca-se pela sua diversificada vida marinha: é possível observar diversas espécies de peixes recifais, tartarugas e eventualmente tubarões e golfinhos.


O arquipélago Fernando de Noronha, a 45 minutos de avião de Recife, quem gosta de aventura, mergulhos e água cristalina em um ambiente de rochas vulcânicas e ruínas de mais de 3 séculos, Esse passeio tem como principal objetivo conhecer os ilustres moradores de Fernando de Noronha, os golfinhos. O barco sai do porto de Santo Antônio e cruza todo o mar de dentro – lado da ilha de Fernando de Noronha voltado ao continente americano – depois de passar por dezesseis praias que compõe está área o visitante chega até a baía dos golfinhos. Os golfinhos geralmente exibem acrobacias e piruetas que encantam os visitantes.

Baía dos Golfinhos é uma das atrações naturais da ilha. Os golfinhos dão um show à parte nessa região onde são observados por pesquisadores. A área  faz parte do Parque Nacional Marinho. A entrada por mar é proibida. O  lugar certo tem nome e sobrenome: o arquipélago Fernando de Noronha, a 45 minutos de avião de Recife.

O surfistas também fazem a festa em Fernando de Noronha. De dezembro a março, as praias da ilha - em especial a da Cacimba do Padre - ganham ondas perfeitas que variam de dois a cinco metros.  A Praia da Conceição é uma das mais badaladas da ilha,  frequentada pelos nativos e por turistas. O mar é ideal para a prática do surf, mergulho e para banho. Há vários bares na areia, próximo às ruínas do Forte da Conceição.

Para quem não encarar a descida nem mesmo em um batismo – mergulho acompanhado por instrutor a 15 metros de profundidade em média –, basta uma máscara e um snorkel para se divertir e se encantar com as belezas escondidas nas piscinas naturais do Atalaia, que vão muito além dos peixinhos e dos corais coloridos – tartarugas, arraias e pequenos tubarões dão o ar da graça e nadam lado a lado com os visitantes.

A Praia do Boldró é localizada numa antiga base de rastreamento de satélites americanos. O mar é cheio de corais e isso faz com que os mergulhadores tenham bastante atenção. "O paraíso é aqui!" - disse Américo Vespúcio a respeito do arquipélago de Fernando de Noronha. O espanhol estava repleto de razão. Em Fernando de Noronha, tudo é perfeito. Pertencente ao Estado de Pernambuco, Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas e ilhotas, e é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo.

Como Chegar a Fernando de Noronha


Vias Aéreas

É o meio mais tradicional e menos complicado. O primeiro passo é chegar até Recife, capital de Pernambuco ou Natal, capital do Rio Grande do Norte. Existem voos diários partindo das principais capitais do país.
Partindo de Recife – Existem voos diários pelas companhias Trip, aeronave ATR-72, e Varig, aeronave Boeing 737 . A duração do percurso é em média, 1:20 pela Trip e 50 minutos pela Varig.
Partindo de Natal – Existem voos diários pela  Trip, aeronave ATR-72. A duração do percurso é, em média, 1:10 pela Trip.

Vias Marítimas

É um meio menos tradicional e mais complicado. Existem cruzeiros que passam pela ilha de Fernando de Noronha. O arquipélago de Fernando de Noronha situa-se a quatro graus abaixo da linha do Equador, e localiza-se nas coordenadas 3o 54S de latitude e 32o 25W de longitude. Distante 545 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco e 360 km de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e 710 km da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

Hospedagem


Há diversas pousadas (ou hospedaria domiciliar, como denominada localmente) na ilha, bem confortáveis e próximas aos pontos turísticos. As hospedarias classificadas pela Administração de Fernando de Noronha, EMBRATUR e EMPETUR ganham uma identificação de acordo com sua categoria, que tem como maior índice “Três Golfinhos”. São diversas, e vale apena pesquisar de antemão e atentar para a classificação. (Algumas ainda estão em processo de classificação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário