terça-feira, 8 de julho de 2014

Dicas de Turismo em Ilha do Mel no Paraná.

A ilha é um ponto turístico de muita importância no estado do Paraná. A ilha, parte do município de Paranaguá, antes da Segunda Guerra Mundial a ilha era conhecida como a ilha do Almirante Mehl que se dedicou à apicultura e cuja família lá frequentava,  marinheiros aposentados viviam na Ilha e dedicaram-se à apicultura, produzindo uma quantidade tamanha que chegaram a exportar o produto até os anos 60, a água doce existente na ilha contém mercúrio. Em contato com a água salgada isto causa uma coloração amarela, semelhante à cor de favos de mel.  Os índios Carijós que viviam na região apreciavam muito o mel de abelhas, então a exploração apícola é antiga. A ilha seria entreposto para navios comprarem mantimentos, entre eles farinha (mehl em alemão). 

Dos seus 2.700 ha,apenas 200 têm permissão de uso, o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. Não há ruas ou estradas, só trilhas. A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

A ilha do Mel é um ponto turístico muito visitado no Paraná, os horários de saída das barcas com destino a ilha funcionam diariamente, de 30 em 30 minutos na temporada, das 8 às 20h (na baixa temporada, o transporte é a cada hora) - para saídas de Pontal do Sul.  Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes. A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul as Encantadas. Paranaguá (PR).

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres


Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, erguido com paredes de um metro e meio de espessura, a Fortaleza foi concluída em 23 de abril de 1769. No alto do Morro da Baleia, junto à Fortaleza, estão canhões e trincheiras de pedras.  É o chamado “Labirinto dos Canhões”. Há também um mirant, com uma incrível vista panorâmica. Chega-se até lá por trilha no morro. Gruta de Encantadas, situada na parte sul da Ilha, é o patrimônio natural mais importante da Ilha doMel

Morro da Gruta (Nova Brasília)


O morro da Gruta, formado por um tipo de rocha chamado migmatito é dividido por um veio de rocha negra, o diabásio. A Gruta se formou pela ação do mar sobre o diabásio, menos resistente que o migmatito. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada,  localizado em Nova Brasília, o Istmo ou Passa-Passa (como é conhecido pelos locais), é a parte mais estreita da Ilhado Mel e sofre um processo de erosão desde 1930, porém atualmente, a água já não atravessa mais de um lado ao outro, como aconteceu em 1995. A largura hoje chega a 30 metros e somente nas grandes ressacas do mar a água chega a atravessar.

Farol das Conchas


Farol das Conchas, para modernizar a navegação comercial brasileira o Imperador D. Pedro II ordenou, em 1870, o início das obras, realizadas por uma empresa inglesa sob a supervisão do engenheiro Zózimo Barroso. Os materiais foram importados da Escócia, país que detinha, na época, a tecnologia mais avançada no ramo. Inaugurado em 1º de abril de 1872 e localizado no alto do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da Ilha do Mel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário