quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dicas de turismo em Aracatí Ceara.

Uma das mais belas praias de Aracati, Famosa em todo o mundo pelas suas dunas de areia colorida. È uma praia que visitantes do mundo inteiro passam lá para fazer uma visita, em sua volta a praia é cheia de coqueiral, o passeio pela orla vai até Ponta Grossa, a 50 quilômetros da vila de Canoa Quebrada. Ao longo do percurso, a paisagem alterna praias desertas, lagoas, dunas, coqueirais, aldeias de pescadores e falésias de variados tons - do branco ao bordô. O Ceará é um ótimo destino para quem gosta de praias e calor humano. Aracati, município do estado do Ceara, possui diversas praias, espaços gastronômicos em sua orla, mas essas não são as únicas belezas que os turistas podem conhecer durante sua estadia na cidade.

Os primeiros habitantes das terras de Aracati, os índios Potyguara, provavelmente teriam entrado em contato com os europeus em 2 de fevereiro de 1500, através navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que aportara no local denominado Ponta Grossa ou Jabarana, segundo o historiador Tomás Pompeu de Sousa Brasil. Aracati tornou-se um ponto de apoio militar e várias edificações são construídas: Bateria do Retiro Grande, Presídio da Ponta Grossa, Presídio de Coroa Quebrada, Presídio do Morro de Massaió e outras. Em 1824, durante a Confederação do Equador, a vila de Aracati tornou-se palco de um dos acontecimentos marcantes da história do Nordeste Brasileiro: Tristão Gonçalves de Alencar Araripe chefiou tropas rebeldes que atacaram e arruinaram a localidade, permanecendo no local por uma semana. Aracati sofreu com as inundações do rio Jaguaribe, hoje controladas com a construção de um dique.

Quando Aracati viveu sua prosperidade econômica e social, são oficialmente um patrimônio a ser a preservado pelo poder público e pela população. Os seus prédios, muitos deles de 2 ou 3 pavimentos, são decorados de azulejos portugueses caros e emprestam-lhe o cunho todo característico das velhas cidades da época do Brasil-Colônia.

Praia de Majorlândia

Na praia de Majorlândia as formações ganharam esculturas gigantes moldadas pelo artista Toinho da Areia. Aproveite a parada para comprar o artesanato típico da região - as garrafinhas com desenhos de areia colorida. O passeio dura cerca de duas horas e meia e pode ser feito à tarde, incluindo o pôr-do-sol no alto das dunas ou falésias.

Praia de Fontainha

Fontainha, possui um mar de ondas fortes e falésias em tons terrosos e avermelhados. A preservação de suas falésias esculpidas pelo vento é um dos mais belos atrativos. No local, é possível encontrar olhos d´água saindo das falésias e até uma cachoeira.

Praia de Canoa Quebrada

Localizada a 166 km da capital Fortaleza/CE, a praia de Canoa Quebrada é um verdadeiro paraíso para os praticantes de kitesurf, sandboard, voo livre e outros esportes radicais. A praia é um dos principais destinos turísticos do Ceará. Canoa Quebrada possui características geográficas particulares. Além de ter temperatura estável (entre 27 e 30ºC) o ano todo, correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, cria um ambiente ideal para prática de voo com parapente e ventos vindos do leste de até 30 nós com águas calmas são perfeitos para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem crescendo rapidamente na região

Lagoa do Mato

Localizada entre Fontainha e Quixabá, é uma região formada por dunas, coqueiros e falésias coloridas, fontes de aguas minerais, grutas e tranquilidade. Ideal para pratica de mergulho, é considerada uma das praias mais bonitas e tranqüilas do nosso município. Lagoa do Mato ainda guarda toda a cultura da autêntica aldeia de pescadores do Nordeste.  Possui restaurante  e pousada adaptada ao local. 

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Edificada em 1772, por Pedro Ferreira de Almeida, inaugurada em 1774, por Manuel da Fonseca vigário de Russas. É de grande importância para a cidade, pois é lá que se comemora a cada 1º de janeiro a festa do Senhor do Bonfim, um dos maiores eventos religiosos do município. Sua arquitetura barroca leva uma pintura de azul e branco dando um contraste perfeito. Atrás da Igreja encontra-se o cemitério da Irmandade do Bonfim, o local que durante muito tempo foi reservado às pessoas de grande poder aquisitivo e que pagavam altos preços para serem enterrados dentro das igrejas. Os túmulos foram construídos em mármore da qualidade carrara.

Casa da Camara

Segue os moldes tradicionais das casas de câmara e cadeia no Brasil. A 13 de abril de 1.740 “foi resolvido mandar-se fazer ou comprar um prédio que servisse de câmara, audiência, cadeia. Esta resolução só teve efeito em 1.779 quando foi iniciada a construção da câmara. Originalmente funcionava a cadeia pública na parte térrea e a câmara no pavimento superior. Em 1812 o Governador da província Luiz Barba Alardo, em suas “Memórias da Capitania do Ceará Grande” revela que a Casa de Cadeia e Câmara é a melhor da Capitania e mais asseiada e mobiliada.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário


É uma construção dos primeiros anos do século XVIII, concluída na segunda metade do século XIX. Segundo o livro da Irmandade do Santíssimo Sacramento, uma capela deu origem à igreja. Era coberta de palha, tinha a fachada de tijolos e as paredes laterais de taipa. Em sua estrutura física encontra-se uma porta central ladeada por duas outras entalhadas a ponta de faca e com almofadas em relevo. Na fachada pode-se observar os sinos, o relógio carrilhão e o registro da data de sua edificação escrita em romanos o ano de 1785. Seu interior é rico em obras de talha e imagens dignas de apreciação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário