sexta-feira, 25 de julho de 2014

Turismo em Abrolhos BA, um paraíso em todos os sentidos.

Formado por cinco ilhotas distantes  75 km da costa do litoral sul da Bahia, Abrolhos é protegido desde 1983 e considerado um dos parques marinhos mais importantes do mundo. é um Parque Nacional protegido pelo IBAMA. A temperatura de suas águas cristalinas oscila entre os 24 e 28 graus,  e a visibilidade, que vai de 10 m a 30 m, e pode-se mergulhar em grutas e naufrágios, além das mais belas formações coralíneas do Atlântico Sul, no meio delas encontra-se excluído o canal dos Abrolhos, região de passagem de embarcações. 

Segundo tradição nos meios náuticos, o nome Abrolhos provém da advertência Abra os Olhos, contida em antigas cartas náuticas portuguesas. Nessa área é proibido qualquer tipo de pesca, seja ela comercial, esportiva ou submarina, caça ou qualquer atividade que venha causar qualquer tipo de distorção ao meio ambiente, podendo isso causar alteração no ecossistema ali existente, além de inúmeras regras que devem ser seguidas quando da visitação do arquipélago.

Abrolhos é um arquipélago protegido, que serve de berçário e área de reprodução, deve receber cerca de 14 mil animais.  A outra grande atração são as baleias-jubarte, que migram da Antártida para águas mais quentes para terem os seus filhotes.  Elas podem ser vistas de julho a novembro. A oportunidade de vê-las de pertinho despertou ali um tipo muito peculiar de turismo sazonal: o de observação de baleias. Quando elas chegam perto da área do Parque Nacional Marinho. Saltam para fora d’água e exibem as nadadeiras peitorais e caudais para os visitantes que embarcam em tours específicos.  Abrolhos é um dos melhores pontos do Brasil para apreciar as profundezas do mar.


A 260 quilômetros ao sul de Porto Seguro, e seguem pela imensidão azul por aproximadamente cinco horas até chegarem ao santuário marinho baiano. Ocupa uma área aproximada de 266 milhas náuticas quadradas,  o canal dos Abrolhos, região de passagem de embarcações. A principal cidade utilizada como base para o passeio para Abrolhos é Caravelas, uma das cidades que fazem parte da Costa da Baleia, na Bahia. Os passeios para Abrolhos geralmente saem de Caravelas na parte da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário