quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Pontos Turísticos de Canoas RS.

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. É a maior e mais importante cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de Canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

Atinge uma altitude de oito metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos. O rápido desenvolvimento do município trouxe consequências negativas, como um grande déficit habitacional. Mesmo assim, o município continua crescendo devido ao esgotamento da capacidade habitacional de Porto Alegre e por oferecer alternativa imobiliária mais barata.



A área onde hoje se localiza o município de Canoas era habitada pelos índios Tapes, quando em 1725 chegaram à região os tropeiros lagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira. Em 1733 ele ocupou as terras e criou a Fazenda Gravataí, que foi herdada por Leonardo Arnhold da Rosa e mais tarde por Josefa Eufália de Azevedo (A Britadeiras). Posteriormente essas terras foram repartidas e vendidas. Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas foi construída uma estação. O povoamento da região iniciou em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.
A cidade, que hoje é constituída apenas por zona urbana, teve como pioneiros grandes proprietários de terras. O primeiro deles foi o conquistador Francisco Pinto Bandeira, que recebeu da Coroa portuguesa, em 1740, uma área ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No local foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí - atualmente bairro Estância Velha. Em 1938, o Capão das Canoas, que pertencia a Gravataí, assumiu a condição de vila e, no ano seguinte, tornou-se cidade e sede de município. Em 1937, a instalação do 3º Regimento de Aviação Militar (RAM), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (5º Comar ), foi decisiva para a emancipação. Em 27 de junho de 1939, a cidade foi criada por decreto estadual. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas, que contava com 40.128 habitantes.


Distante 13,5 quilômetros de Porto Alegre, Canoas tem área de 131 quilômetros quadrados e população de 323.827 habitantes, conforme Censo do IBGE de 2011.O município é um dos polos industriais mais importantes do Brasil, com o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, e 25º entre todas as cidades brasileiras. A economia canoense baseia-se em serviços, comércio, indústria da transformação e logística. A expansão imobiliária do município é crescente.
Uma ampla rede gastronômica oferece centenas de opções aos visitantes, com churrascarias, galeterias, buffets, frutos do mar, cozinha chinesa, japonesa e comidas típicas de outros estados brasileiros, além de pizzarias e fast-food para atender especialmente o público jovem. As alternativas de compras também são diversificadas em shopping e centros comerciais. O Brique do Corvo, aos domingos, no Parque Getúlio Vargas, oferece artesanato e produtos típicos. A rede hoteleira dispõe de cerca de 1.500 leitos.

A cidade tem 113 praças oficiais e dez áreas públicas com equipamentos de lazer. Nos parques municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes, canoenses e visitantes têm estruturas ideais para prática de esportes, descanso, convivência e eventos artístico-culturais. No Getúlio Vargas está instalado o Minizoo. Cinco bibliopraças e duas biblioparques funcionam nesses locais. A Praia do Paquetá, no Rio dos Sinos, é tradicionalmente frequentada por apreciadores da natureza. No Parque Municipal Getúlio Vargas há o Relógio Biológico, com plantas e horários indicados para ingestão dos chás, no período do dia em que o órgão doente está potencializado.


O Beto carrero World é o maior parque de diversão da América Latina e o primeiro multitemático. Possui mais de 10 milhões de metros quadrados e oferece aos visitantes atrações para todos os gostos. O parque possui mais de 100 atrações para todas as idades, como shows ao vivo, zoológico com mais de 1000 animais! Um lugar onde a diversão é garantida!! Os brinquedos agradam tanto as crianças como também os adultos, que irão se divertir nas áreas temáticas do complexo.

A população de Canoas é formada por diversas etnias, como italianos, alemães, árabes, palestinos, ucranianos, portugueses e africanos. A partir de 1950, a cidade passou a receber um grande número de pessoas de várias regiões do Estado, que buscavam melhores condições de trabalho e moradia. Até hoje, Canoas acolhe a todos, tanto os visitantes como aqueles que contribuem com seu desenvolvimento econômico, cultural e social. O movimento cultural canoense se fortalece e os eventos e fóruns vêm se destacando. Foi sede do Fórum Social Mundial e do Fórum Social Temático. Canoas Jazz MERCOSUL e o Théâtre du Soleil fizeram a alegria de turistas e Canoenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário