terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Turismo em Quixadá, tranquilidade ela trás.

Quixadá é um município brasileiro do estado do Ceará, pertence a Mesorregião dos Sertões Cearenses e à microrregião do Sertão de Quixeramobim. É a maior do sertão central, com uma população de 100.000 habitantes. Possui uma área de 2.019,833 km² e uma densidade demográfica de 39,91 hab/km2. O município possui o 17º maior PIB do estado, maior renda per capita e melhor IDH da Mesorregião dos Sertões Cearenses. Na década de 1960 e 1970 o município esteve na lista das 100 cidades mais populosas do Brasil.

Quixadá se destaca por suas incríveis formações rochosas, que abruptamente brotam da terra e expõem sua beleza natural. Há 168 km de Fortaleza, a cidade vem atraindo cada vez mais turistas em busca de aventura, adrenalina e de romper seus próprios limites. O município de Quixadá realmente apresenta grande potencial turístico, especialmente para o ecoturismo, devido à beleza de suas paisagens, além de oferecer condições ideias para a prática de esportes radicais como voo livre (parapente e asa-delta), trekking, orientação, montanhismo e rapel.


O nome “Quixadá”, de origem tupi-guarani, pode ser traduzido como `pedra de ponta curvada`. Nada mais adequado a esta cidade cearense. Quebrando a monotonia do sertão. O Açude do Cedro é também um dos pontos mais utilizados para o rapel. Com 15 metros de altura e 415 de largura, ele foi inaugurado em 1890, por ordens de D. Pedro II, e era a promessa de fim da seca na região. Mas esteve cheio poucas vezes durante sua história e hoje atrai turistas em busca de sua história secular e de aventura.

Pedra da Galinha Choca é o nome dado a um dos mais conhecidos monólitos existentes no município de Quixadá, tendo seu nome derivado de sua curiosa forma.  É um dos principais pontos turísticos da região. Para quem desejar deslumbrar a paisagem mais de perto, é possível subir a galinha usando uma trilha, que tem grau médio de dificuldade. Lá de cima é possível ver a toda cidade e praticamente toda a extensão do Açude do Cedro, além da paisagem sertaneja.

O Açude do Cedro foi umas das primeiras grandes obras de combate à seca realizadas pelo Governo Brasileiro. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877-1879.O GovernoImperial solicitou ao engenheiro Ernesto Antônio Lassance Cunha e a outros técnicos estudos de meios para o combate aos efeitos das secas. Ficou então decidida a construção de barragens nos leitos dos rios para barrar as águas pluviais.

Famoso pelos pontos turísticos formados pelo padrão rochoso do lugar tem uma curiosidade. O município de Quixadá, no interior do Ceará, uma igreja evangélica, a Igreja da Gruta, foi construída em uma caverna rochosa. O templo foge do padrão normal e as pessoas têm buscado o local que fica em contato direto com a natureza.
O Chalé da Pedra é uma construção histórica localizada no centro da cidade de Quixadá datada da década de 1920 que tem como uma de seus principais atrativos, o fato de estar sobre um monólito. Hoje abriga um centro cultural. Desde a sua construção o Chalé nunca havia passado por restauro. Ao longo dos anos várias camadas de tinta, de cores diferentes, foram encobrindo suas características originais, embora os traços arquitetônicos tenham sido mantidos.
Originalmente, a região foi habitada pelos índios Kanindé e Jenipapo pertences ao grupo dos Tapuias, resistindo à invasão portuguesa no início do século XVII, sendo "pacificados" em 1705, quando Manuel Gomes de Oliveira e André Moreira Barros ocuparam as terras quixadaenses. Estes grupos indígenas resistiram até 1760, pois os conflitos entre índios e colonos, ocasionados pelo desenvolvimento da pecuária desde 1705, praticamente extinguiram essas tribos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário