quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Turismo em Barbacena Minas Gerais.


Barbacena uma linda cidade é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 21º13'33" sul e a uma longitude 43º46'25" oeste. Sua população estimada em julho de 2013 era de 132.980 habitantes. É um grande produtor de frutas e na produção de flores.. Se destaca como centro de ensino, com expressiva influência regional, tendo também um comércio diversificado. Barbacena fica na Serra da Mantiqueira. Dista 169 quilômetros da capital do estado,Belo Horizonte. O município, com 788,001 quilômetros quadrados, ocupa o sítio de um antigo aldeamento de índios puris, na região conhecida como Campo das Vertentes.

Barbacena é conhecida em todo o Brasil e também no exterior como a "Cidade das Rosas", em função da grande produção local desta flor. No Brasil, o município também é conhecido como a "Cidade dos Loucos", pelo grande número de hospitais psiquiátricos instalados no local. A cidade atraiu esses manicômios em decorrência da antiga ideia, defendida por alguns médicos, de que seu clima ameno, com temperaturas médias bem baixas para os padrões brasileiros, faria com que os doentes mentais ficassem mais quietos e menos arredios, supostamente facilitando o tratamento.

A atual cidade de Barbacena nasceu na cabeceira do Rio das Mortes. Era um local habitado por índios puris. A região começou a ser explorada a partir do século XVII por bandeirantes oriundos de São Paulo à procura de ouro, pedras preciosas e mão de obra escrava. Os bandeirantes se estabeleceram no local chamado Borda do Campo, também denominado Campolide, onde erigiram a capela de Nossa Senhora da Piedade.

O centro histórico de Barbacena abriga uma série de igrejas e edifícios, construído em estilo barroco ou colonial. Várias fazendas históricas estão localizadas na região de Barbacena. Basílica de São José Operário, construção da década de 1960 chama atenção pelos vitrais em estilo Antuérpio. Centro Ferroviário de Cultura  no CEFEC são realizadas oficinas de artes, cursos e guarda uma galeria de arte. Escola Preparatória de Cadetes do Ar  edificação em estilo neo-clássico. Possui exemplares de aviões desativados. O casarão foi sede da Chácara de Herculano Ferreira Paes.

Os patrimônios históricos da cidade são no estilo colonial e barroco, igrejas, fazendas, museus e vários casarões históricos. O clima é uma atração à parte, tornando o lugar ideal no verão e perfeito para quem curte o inverno. A cidade não possui um grande charme turístico, mas não parou no tempo, possui bons hotéis, bares, centro de convenções e uma estrutura de lazer. O que chama atenção é a variedade na culinária: típica italiana, árabe, mineira e oriental, atraindo turistas que buscam por refeições diferentes e refinadas.
Barbacena possui um clima tropical de altitude tipo Cwb ou literalmente um Clima Oceânico Cwb, com invernos frios e verões amenos. A temperatura média anual é de 18 ºC, com mínima de 14 ºC e máxima de 24 ºC.  A média de precipitação anual é de 1 400 mm, concentrados nos meses de verão. O tempo aproximado de insolação é de 2 160 horas por ano, comunidade do ar relativamente elevada, em torno dos 80 %.
A cidade tem um calendário de eventos e festividades no qual se destacam o Jubileu de São José realizado em abril, a Exposição Agropecuária, em maio e a Festa das Rosas, em outubro. Na Casa da Cultura, antigo prédio da primeira cadeia pública, funciona a Biblioteca Pública Municipal e o Conservatório Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário