terça-feira, 1 de julho de 2014

Turismo em Diamantina MG, dicas de uma cidade histórica.

Quem gosta de cultura, história e aventura tem um prato cheio em Diamantina à 290 km ao norte de Belo Horizonte, Repleto de belezas marcantes e com um passado histórico singular, Diamantina no estado de Minas Gerais é um dos melhores lugares para visitar quando se fala em turismo e cultura, .onde os casarões do século 18 tocam música e a natureza oferece muitas trilhas, cachoeiras e caminhadas. Em Diamantina o turista pode descobrir um pouco da história brasileira através das igrejas da região. Para amantes da natureza existe a opção de  explorar a Gruta do Monte Cristo, o Sítio Arqueológico de Batatal, a Cachoeira do Barão, e a Cachoeira das Fadas.

Diamantina se multiplica em diversas atrações que encanta turistas e residentes, desde seu conjunto arquitetônico colonial ao pôr-do-sol por entre as montanhas do Espinhaço.serviço de atendimento on-line Apesar de pequena, a cidade é bem preservada -tanto em suas ruas quanto em seu centro histórico- e oferece uma tranquilidade que o turista não encontra mais em Ouro Preto, outra cidade histórica de Minas. Aproveite as atividades culturais e os passeios de aventura que a região oferece.


































































Cachoeira das fadas


Cachoeira com aproximadamente 30m de queda livre, com poço, e cercada de densa vegetação. Trilha em frente à escola de Conselheiro Mata. Saindo de Diamantina 10 km de asfalto em direção a Belo Horizonte e 39 km de estrada de terra em boas condições de conservação, em direção ao distrito de Conselheiro Mata. Se precisar de um lugar mineirinho para comer, beber e repousar, procure o Kussu, todo mundo conhece e o Distrito só tem um rua principal!

Sítio Arqueológico de batatal


Composto por pinturas rupestres, que data da época dos “homens das cavernas”. Possui uma beleza exuberante, onde o visitante poderá curtir a paz do lugar. Fica a 10 km do distrito de Conselheiro Mata à 49 km de Diamantina, lá existe algumas inscrições rupestres 

Passadiço


A cidade mineira de Diamantina é porta de entrada para a riqueza cultural existente no Vale do Jequitinhonha. A Casa da Glória constitui antigo conjunto formado por duas casas separadas pela rua e ligadas por um passadiço.

Gruta do Monte Cristo


A Gruta de Monte Cristo, com dois amplos salões com água corrente, oferece um passeio diferente ao interior da serra do Espinhaço. Como a gruta é muito irregular, há uma ponte de madeira rústica que facilita o acesso, mas a má conservação dessa ponte exige cuidados. 

Cachoeira do Barão


O povoado atual do Barão foi constituído com a escolha desse lugar para estação da estrada de ferro Vitória a Minas. O traçado original dessa estrada, cuja medição teve início no ano de 1890, determinava uma estação na vila de Gouveia. O trem de ferro chegaria ao povoado pela rua conhecida como “Do Carrapicho” e a estação seria construída do lado direito – sentido Norte Sul - da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no final do que é, hoje, a rua doutor Laurindo Ferreira.

Gruta do Salitre


Sobre as belezas e os atrativos de Diamantina em Minas Gerais, mas um dos grandes atrativos que não foi citado é a Gruta do Salitre. Formada de quartzito e com aspecto de um castelo medieval, a gruta chama a atenção de todos os visitantes, inclusive por sua acústica perfeita. O local já foi palco de concertos, do filme Xica da Silva e de novelas da Rede Manchete de Televisão. A gruta tem este nome pelo extração do Salitre, que era utilizado para a fabricação de pólvora. As pedras da região também eram utilizadas para mudanças dos cursos do rio para a extração mineral.

Cachoeira do Telesforo



Nas cercanias de Diamantina, a natureza continua dando o tom em locais como a Cachoeira do Telésforo, em Conselheiro da Mata um lugar especial cercado de muito verde, História, misticismo e várias quedas d´água. São 10 km de asfalto e 60 km de estrada de terra até chegarmos a Cachoeira do Telésforo localizada no Rio Pardo. Durante o percurso faremos varias paradas obrigatórias para apreciarmos o visual incrível da Serra do Pasmar e da Tromba D’anta, visitarmos a antiga estação ferroviária de Conselheiro Mata e ouvir estórias e causos do tempo em que ainda se encontrava em atividade o ramal ferroviário Diamantina a Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário