quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Praia dos Castelhanos em Anchieta Espírito Santo, um paraíso quase que escondido.

Localizada a 5km de Anchieta Espírito Santo, A praia dos Castelhanos inclusa na rota do sol e da Moqueca e distante de Guarapari 20km e 80km  de Vitória. A movimentação na praia durante o dia, com quiosques lotados e muita gente na areia, com aproximadamente 2km de extensão e cercada por vegetação de restinga, uma praia de águas calmas onde formam piscinas naturais entre os recifes nas marés baixas.

Costuma receber diversos turistas durante a alta temporada. No verão, serve de palco para alguns eventos da cidade de Anchieta, atraindo turistas de cidades próximas. Costuma ter movimento durante o ano todo, em sua maioria por jovens que aproveitam para praticar algum esporte ou passear no calçadão, que por conta da iluminação, fica movimentado até a noite.


A cidade de Anchieta foi fundada em 1565 pelo padre José de Anchieta, preserva o santuário em que o beato morou durante boa parte da vida. No litoral, conta com 16 praias, a maioria de águas calmas, distribuídas em 30 km de costa. As praias de Ubu e a praia dos Castelhanos são as mais estruturadas, com hotéis e restaurantes. O restante mantém matas preservadas, com acesso dificultado por estradas de terra.


Todos os anos, milhares de pessoas refazem o trajeto que o padre José de Anchieta fazia a pé, nos seus últimos anos de vida, no percurso de 100 quilômetros entre a capital Vitória e a cidade de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, na tradicional caminhada dos 'Passos de Anchieta'. A partir do ano de 2014, com a canonização do beato, a expectativa foi de um aumento de 30% de participantes, segundo a organização do evento. A caminhada é feita durante os quatro dias do feriado de Corpus Christi e atrai pessoas de todas as partes do Brasil. "Participam, em média, quatro mil pessoas. 

Na  ponta da Praia dos Castelhanos se encontra um lugar chamado de Boca da Baleia, de águas calmas e cristalinas, excelente para pesca de arremesso. Experimentem olhar para as poças de água, que ficam entre as rochas, durante a maré vazia, nas poças de água existem animais que parecem plantas, algas que parecem rochas, se torna um local de brincadeiras para as crianças e dá uma folga para a preocupação dos pais. Muitas famílias costumam aproveitar as férias de verão, ou apenas os fins de semana no balneário, e contaram que além das belezas, o litoral do município também possui boa infraestrutura para receber os turistas.

O vasto e exuberante litoral do Espírito Santo pode ser dividido basicamente em 3 regiões, sendo elas: a região central, onde ficam as cidades de Vitória e Vila Velha; a região do litoral Sul, onde ficam as cidades de Guarapari e Anchieta onde está localizada a Praia dos Castelhanos e a região do litoral Norte, onde ficam as cidades de Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.
A Praia de Castelhanos sem dúvida é uma das mais belas do país. Recentemente foi escolhida para receber a Bandeira Azul, através da FEE, uma fundação dinamarquesa que avalia e concede o certificado a praias com qualidades inquestionáveis. Somente dez praias no Brasil foram escolhidas, A caminhada pela praia entre Ubú e Castelhanos é perfeita. Mais ou menos 1 hora de caminhada que valem o cansaço. Pois o visual é esplêndido. A Praia de Castelhanos é conhecida pela presença de piscinas naturais ao longo de sua extensão, e está localizada na área de preservação ambiental, através do Projeto TAMAR.

Em meados de dezembro os ovos das tartarugas que desovaram na costa brasileira começam a eclodir e milhares de tartaruguinhas seguirão para o mar, cumprindo um ciclo que a natureza traçou e que – em vários municípios da costa, como é o caso de Anchieta no Espírito Santo – recebem a ajuda de pessoas ou entidades ou instituições. Desde o começo de novembro, de todos os anos, vários pontos nas praias de Castelhanos e Guanabara (também outras) em Anchieta, são cercadas com estacas e uma corda, demarcando a existência de ovos nas areias, como forma de garantir que o processo se conclua.

A Praia dos Castelhanos é muito procurada por sua excelente infraestrutura. Além de barracas na beira da praia (algumas serão demolidas para dar espaço à preservação) a rede de restaurantes é muito boa. A Pizzaria e Restaurante Braseiro serve excelente comida mineira, além de peixes, Na beira da praia, as barracas competem com qualidade e os pratos são especiais. Todas contam com lixeira para que não se espalhe sujeira. No passado, o balneário era apenas uma pequena vila de pescadores. Hoje é um dos mais importantes balneários do município de Anchieta.


Tranquila e aconchegante, esta praia possui uma beleza simples, que agrada aos que procuram um bom lugar para relaxar. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar calmo em tom azul, ótimo para o banho. É uma praia bem frequentada por turistas. Quem vier a Praia dos Castelhanos, estará encontrando aqui um bom lugar para repor as energias. Uma boa opção é fazer uma caminhada, que permite observar a beleza da praia em sua extensão. O turismo cultural no município costuma ter início no Museu Anchieta, seguindo para a Casa de Cultura de Alto Pongal. Com belas paisagens e bons lugares para se conhecer, a cidade se caracteriza como um belo destino de viagem, com boa infraestrutura de pousadas, hotéis e centro comercial. Uma ótima oportunidade para desfrutar de belas praias com a tranquilidade de uma encantadora cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário