sexta-feira, 1 de maio de 2015

Turismo na Ilha do Marajó.

O aumento do nível do mar tem causado perdas de terras Ilha do Marajó (PA), maior ilha fluvial do mundo. A estimativa é que neste século, devido às mudanças climáticas, esse processo seja acelerado. Apenas no século XX o mar subiu aproximadamente 25 centímetros , causando preocupação para a população local. Em convênio com o Ministério do Turismo, o Estado está desenvolvendo projetos de melhoria da infraestrutura local para receber os turistas.

A viagem começa pela capital paraense, com os pontos turísticos como os imperdíveis Mercado do Ver-o-Peso e Estação das Docas, além de hospedagem no Hotel para recuperar as energias. Os turistas buscam a conhecer no Pará as riquezas da gastronomia, da cultura e as belezas naturais de duas regiões do Pará, a capital Belém e o incrível santuário ecológico localizado na Ilha de Marajó.

rumo a Marajó, maior ilha fluviomarinha do mundo e palco também do famoso fenômeno da pororoca. A viagem é o refúgio certo para os apreciadores do ecoturismo. Lagos, igarapés, campos, manguezais, pântanos e praias de rio são algumas das maravilhas locais. 

As fazendas da região transformaram-se em locais de hospedagem, que permitem vivenciar um pouco do modo de vida local, incluindo também apresentação de danças folclóricas com grupo nativo, a cidade visitada é Soure, com passeios pelo Curtume (centro de artesanato de couro de búfalo), pela Cerâmica e um tour rural na fazenda de criação de búfalos, onde se concentra o maior rebanho do Brasil. 

Maior ilha fluviomarinha do mundo, a Ilha de Marajó tem muito a apresentar aos turistas: belas praias, igarapés, culinária, artesanato e rebanhos de búfalos. É ali também que ocorre a maior pororoca, o fenômeno do encontro de ondas agitadas com as águas do rio Amazonas. Passatempos preferidos dos turistas são as trilhas ecológicas, a observação de aves, as cavalgadas e, claro, as praias.



Cidade fundada em 12 de janeiro de 1616, quando foi construído o Forte do Castelo, que hoje faz parte do complexo Feliz Lusitânia. Conhecida como a cidade das Mangueiras, do açaí, do carimbó, do Círio de Nazaré. Já são quase 400 anos de história. 

Estação das Docas


Com uma orla para Baía do Guajará, criada a partir da restauração do antigo porto de Belém. Tem seis restaurantes, uma choperia, sorveteria, lojas e quiosques de artesanato, salão de beleza, salas multi-uso para realização de eventos, agência de câmbio, de viagem e bancos 24 horas.

Mercado do Ver-o-Peso



A maior feira livre da América Latina. Está localizada na Cidade Velha, às margens da baía do Guarajá. Inaugurada em 1625. Era o ponto de cobrança de impostos para coroa portuguesa. 

Um comentário:

  1. Ola me chamo Willian sou dono do site Auto Surf TOP. Veja como receber milhares de visitas diárias gratuitamente em seu site! Acesse: http://autosurf-top.meusurf.com

    Desde já agradeço!

    ADM: Will Mello

    ResponderExcluir