terça-feira, 7 de julho de 2015

Turismo em Linhares ES, uma bela cidade.

Linhares é caracterizado por ondulantes planícies e numerosos lagos. Cortada pela BR-101A cidade está situada nas margens do rio Doce, no meio de 64 lagos. 58 destes lagos são o ano inteiro, enquanto os outros 6 são apenas recarregados a cada ano durante a estação das cheias.

A vigilância ao tráfico de ouro através do Rio Doce é que deu origem ao Povoado de Coutins, onde, em 1800, foi implantado o Quartel Militar, com o mesmo nome, que fazia a proteção da navegação do rio Doce. Os índios do grupo Botocudos, nação Gês ou Tapuias, primeiros donos da terra, resistiam tenazmente a qualquer colonização branca na área e assim o fizeram, até que armas superiores às suas os dizimaram totalmente. O primeiro povoado foi inteiramente destruído por ataques dos índios botocudos. E em 1809, outro povoado foi levantado no mesmo lugar, recebendo o nome de Linhares, em homenagem a D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares.


O povoado ficava situado num platô em forma de meia-lua, às margens do Rio Doce. No leste e no oeste do povoado ficavam situados dois quartéis militares para avisar a população de prováveis ataques dos indígenas: um quartel estava situado onde hoje é o Bairro Aviso (daí o nome). O outro, localizava-se nas proximidades de onde fica hoje o Colégio Estadual. 
Em 1819, é feita, por ordem de Francisco Alberto Rubim, uma "Vista e Perspectiva do Povoado de Linhares", e nela, vê-se também a Primeira Igreja, construída sob o patrocínio de Rubim. O povoado foi construído em volta de uma praça quadrada (atual Praça 22 de Agosto), que guarda até hoje seu traçado original. Nessa praça que os índios dançavam e cantavam no passado. Em abril de 1833, em execução a uma Provisão de Paço Imperial o Povoado é elevado a condição de VILA, sendo sede do município do mesmo nome - Linhares - sob a proteção de N. S. da Conceição.
Linhares é um destino turístico imperdível. O verde da mata atlântica remanescente, o bucolismo das praias e o complexo lacustre formam um paraíso de belezas naturais singulares. História, artesanato, cultura e gastronomia são pontos fortes do município. Além da exuberante natureza e das riquezas culturais, a cidade alia o lazer com o negócio, oferecendo oportunidades em âmbito nacional e internacional. 
O clima é quente, tropical e úmido, tipicamente com um inverno seco e verão mais úmido. As principais lagos da região são: Lagoa Juparanã, Vale do Suruaca, Lagoa Nova, Lagoa das Palmas. Neste município há duas reservas florestais, a de Sooretama e a da Cia. Vale do Rio Doce. Esta última é o único local onde ainda é encontrada uma árvore rara da Mata Atlântica.

Balneário de Pontal do Ipiranga: 

Localizado a 45 Km da sede de Linhares. A vegetação predominante na região é a restinga um dos ecossistemas mais preservados do ES, é também o habitat das tartarugas marinhas que todos os anos migram a esta praia para se reproduzirem. Possui infra-estrutura completa: água, luz, telefone, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e outros. Em junho, todos os anos, é realizado o Forró Pontal, que atrai apreciadores desse ritmo de música.


Regência: 
Localizada a 51 Km da sede de Linhares, acesso trevo da BR 101 (Distrito de Bebedouro).  Área de desova de tartarugas marinhas. O turista poderá acompanhar de perto os trabalhos do Projeto Tamar e a participação da comunidade pela preservação ecológica, com a base do Projeto Tamar - Reserva Biológica de Comboios. Localizada a 40 Km da sede de Linhares, acesso pelo Bairro Aviso, com praias de ondas gigantes, propícias ao Surf. 

Lagoa Juparanã: 
Maior lagoa em volume de água doce do Brasil, e a segunda maior em extensão territorial. Norte, trevo do Bairro Canivete, possui 63.722.900 metros quadrados de espelho d'água, a região é cercada por uma vegetação típica de mata atlântica. Situada a 10 Km da sede de Linhares, acesso BR 101, a Juparanã possui contornos sinuosos, dezenas de praias e área para camping. As praias mais procuradas são as de Três Pontas, Floresta, Praia do Caju, e Praia do Minotauro. A Ilha do Imperador, ao norte da lagoa, é outra atração.

Linha Verde (Lagoa do Meio e Aviso): 
Situada no Bairro Lagoa do Meio, área de entreposto de pesca comunitária. Localizada na área central e urbana de Linhares,  é propicia para o lazer de toda família. Na Lagoa há calçadão em sua volta, com área verde sendo muito utilizada pelos moradores da região para prática de caminhadas e cooper.

Lagoa Nova: 
Situada a 18 Km do centro de Linhares, o acesso é pela Rodovia Prefeito Roberto Calmon (seguindo pela estrada de Rio Bananal/ES). Água cristalina e transparente, com condições ideais para lazer, pesca submersa e passeios de lancha. É dotada de águas transparentes, com excelentes condições para pesca submersa e esportes náuticos. O turista também pode desfrutar dos pratos típicos da região num restaurante localizado na lagoa.



Atualmente o município conta com recursos provenientes de diversos setores da economia. Os investimentos nas áreas de petróleo, as indústrias nacionais de grande porte, o pólo moveleiro e o agronegócio tem feito de Linhares uma cidade em constante desenvolvimento, e linda de se visitar. O povo de Linhares é simpático e hospitaleiro. Aqui o turista é bem recebido, e os linharenses oferecem o que tem de melhor: sua alegria. Vá para Linhares conhecer esta cidade, seu destino é a alegria deste povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário