terça-feira, 15 de setembro de 2015

Turismo em Curitiba, vale umas boas férias.


Para quem chega à capital paranaense vai encontrar os pontos turísticos em Curitiba que poderão oferecer muitas surpresas, como é o caso do Jardim que seguramente é um dos mais famosos atrativos da cidade e também reconhecido no Brasil inteiro. Além disso, Curitiba oferece muitos parques, praças e ruas ricamente embelezadas, como é o caso da Rua das Flores ou Rua XV de Novembro que não pode ser deixada de lado sem visitar com seus bares, lojas de roupas e pastelarias. Curitiba tem vários parques, praças e ruas cheios de significados e beleza. Quem vem para a cidade sabe que alguns locais são de visita obrigatória.

A cidade de Curitiba é simplesmente fantástica, um modelo de limpeza e funcionalidade para as demais cidades do Brasil, por isso e por outros motivos é que merece receber sua visita nas próximas ferias. O clima de inverno é uma beleza, assim como a primavera deixa a cidade ainda mais bonita cheia de cores e vida.
Um dos cartões postais mais famosos, o Jardim Botânico funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná. Contribui para a preservação e conservação da natureza, para a educação ambiental e ainda oferece uma alternativa de lazer para a população e turistas. Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Emoldura a estufa um imenso jardim francês com seus canteiros geométricos. O acesso é gratuito. Visitação: de segunda-feira a domingo. No verão, das 6h às 21h; no inverno, das 6h às 20h.
Parque Barigui é o parque mais frequentado de Curitiba. Além de refúgio para vários animais, o parque é também a grande área de preservação natural da região central da cidade. O acesso é gratuito e fica aberto ininterruptamente.
Rua XV de Novembro é o centro de comércio popular de Curitiba. Os turistas podem encontrar lojas de roupas, calçados, acessórios, panificadoras, restaurantes, bancos... E mais: os tradicionais bares para tomar uma cervejinha ou saborear um lanche! Na XV ainda tem o famoso Bondinho da XV e o Palácio Avenida, onde acontecem as apresentações do Natal mais famoso do país! 
O bairro São Francisco é famoso pelos bares, pelas construções antigas, pela Igreja da Ordem e pela famosa Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem, também conhecida como Feirinha do Largo. E um turista que se preze não pode deixar de visitá-la.  A Feirinha acontece todos os domingos, das 9h às 14h, e é gratuita. Os visitantes encontram mais de mil barracas com os mais diversos produtos como artesanato, comidas, livros, bolsas, roupas, peças para decoração. 
Ainda no Centro Cívico, o Museu Oscar Niemeyer (MON), obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2002. O prédio, antes chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de "Olho". O espaço é dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura e design e é composto por aproximadamente duas mil peças. 
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski, que já foi palco de grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante está o Farol das Cidades. 
Mais conhecida como Torre da Telepar, a Oi Torre Panorâmica foi construída pela Telepar que após a privatização passou a ser propriedade da Brasil Telecom, e atualmente da Oi. Com quase 110 metros de altura, a Torre possui um mirante com vista de 360 graus para a cidade de Curitiba e um museu que conta a história da telefonia. 
A Linha Turismo foi criada em 1994 para facilitar o acesso dos turistas aos principais pontos turísticos de Curitiba. A Linha Turismo funciona de terça a domingo. Nas férias escolares e feriados prolongados, ela funciona também às segundas-feiras e com maior quantidade de ônibus para atender a demanda. Atualmente, existem dois tipos de ônibus, de um e de dois andares. Alguns ônibus de dois andares possuem cobertura conversível no andar superior, para evitar surpresas com as mudanças de tempo. 

Um dos cartões postais da cidade e mais um entre os pontos turísticos em Curitiba é o já famoso Jardim Botânico onde funciona um centro de pesquisas da flora paranaense onde a principal atração é a estufa de ferro e vidro que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário