sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Turismo em Tiradentes Minas Gerais.

Tiradentes uma das cidades históricas de Minas Gerais e considerada patrimônio histórico de Brasil, vale apena você que gosta sossego,  tranquilidade e uma boa história, essa cidade surgiu em 1702 como Arraial da ponta do Morro; desde 1543 já se falava de ouro naquelas terras, quando os índios usavam o metal para fabricar anzóis. O povoado trocou de nome várias vezes antes de se tornar Vila de São José Del Rey em 1718. Esgotadas as lavras de ouro, a Vila foi incorporada ao município de São João Del Rey, mas em 1860 foi elevada à condição de cidade. Palco da guerra dos Emboabas, sede de reuniões dos inconfidentes, a cidade acabou recebendo, em 1889, o nome do grande herói da Inconfidência Mineira e disputa com São João Del Rey o berço de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier.


O belo acervo cultural que encontra-se em Tiradentes, muito se deve ao ouro que foi garimpado no local há muitos anos atrás. Hoje a cidade tem uma ótima infraestrutura e  está preparada para turistas de todas as partes do mundo. Eles vão em busca conhecer um pouco da história do local e verificar o grande acervo barroco que o local conserva em sua localidade.

Tiradentes é pequena, charmosa e movimentada, principalmente aos finais de semana, quando a quantidade de turistas aumenta pelas ruas de pedra da cidade. É também a cidade mais cara dentre cidades históricas mineiras, tem a melhor estrutura hoteleira, e há opções de hospedagem e restaurantes para todos gostos e bolsos.

Assim como a boa comida, que impulsiona um famoso festival gastronômico todo mês de agosto, o artesanato é outro ponto forte da cidade. Cheia de lojinhas fofas com todo tipo de artesanato e móveis em madeira e ferro. Tiradentes não é uma cidade para se andar de carro, uma vez que a cidade é pequena e a maioria de seus atrativos são perfeitamente acessíveis a pé.


Tiradentes é um dos destinos gastronômicos mais “estrelados” do Brasil, reúne vários chefs renomados e restaurantes famosos na região, que servem o melhor da comida mineira e também de outras culinárias e isso tem um preço um tanto “salgado”. Tiradentes é certamente a mais charmosa das cidades históricas de Minas Gerais. Em suas ruas coloniais as igrejas do século 18 dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados. Eles abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato. O cenário encantador leva o nome de seu personagem mais famoso, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, além de dar nome ao destino, orgulha sua gente.

Entre os pontos turísticos da cidade, visitas ao centro e à Serra de São José são indispensáveis. A Igreja Matriz de Santo Antônio uma das mais belas basílicas de Minas Gerais está situada no alto da cidade, ponto de destaque na região. No interior da capela, obras de Aleijadinho em estilo rococó chamam a atenção logo na entrada.

No turismo, a cidade de Tiradentes é realmente perfeita. Se você quer viajar para um lugar tranquilo e relaxar um pouco em um lugar bem legal, pode ir a esta cidade e acertar em cheio quando o assunto é entretenimento. Acontecem vários eventos bacanas e que você poderá curtir muito, como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura, Vale lembrar para quem vai conhecer a cidade de Tiradentes de carro que a Estrada Real é cheia de curvas e não permite alta velocidade. Entretanto, as paisagens são tão bonitas que acho difícil algum apressadinho não querer apreciar.


Tudo bem que a cidade de Tiradentes é bem menos badalada que a nossa conhecida Ouro Preto e até menos bem quiista que São João Del Rey. Porém, a cidade é tão charmosa que essas cidades e vale muito a pena conhecer mais sobre essas cidades lindas. Os visitantes do local vão ver entre um lampião e outro que ilumina as ruas de ladeira da cidade, o turista pode se encantar com sobrados bem coloridos e casarões coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário