quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Turismo na cidade de Juiz de Fora MG.

A cidade de Juiz de Fora, localizada a 283 km de Belo Horizonte, é um importante centro industrial e comercial de Minas Gerais. Considerada uma das cidades mais importantes do estado é um dos melhores lugares para se viver no Brasil. A cidade é também um ótimo destino para o turismo. Na rota cultural, Juiz de Fora abriga museus, parques, entre outros lindos pontos turísticos, que não podem ficar de fora da sua programação. Pertencente à mesorregião da Zona da Mata e microrregião de mesmo nome, localiza-se a sudeste da capital do estado. Sua população foi contada, no ano de 2010, em 517 872 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o quarto mais populoso de Minas Gerais e o 36º do Brasil. Ocupa uma área de 1 429,875 km², sendo que apenas 317,740 km² estão em perímetro urbano.


A sede tem uma temperatura média anual de 19,25°C e na vegetação do município predomina a mata atlântica. A cidade de Juiz de Fora foi emancipada de Barbacena na década de 1850. A versão mais conhecida de sua etimologia é que o nome seja uma referência a um juiz de fora, magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito, que hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora.
Para quem gosta de um bom passeio cultural, as melhores opções são: o Museu Mariano Procópio - que possui peças de inestimável valor histórico e artístico - e a primeira usina hidrelétrica da América do Sul, em Juiz de Fora. Em Santos Dumont, o Museu Cabangu, que tem seu acervo destinado à memória de Santos Dumont. E toda a região possui belos casarões do século 19 e início do 20, que foram sedes das grandes fazendas produtoras de café, como a Fazenda Soledade, uma das primeiras a plantar café no Brasil. O artesanato também é muito rico, destacando-se os carros de boi em madeira, produtos feitos com folhas de bananeira e deliciosos doces.
Com o nome de Largo do Municipal, foi construída a primeira rua pública da então Vila de Santo Antônio do Paraibuna. A área foi adquirida pela Câmara Municipal em 1854 do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld. Em 1880, foi elaborado um projeto seguindo modelo de jardim inglês, objetivando tornar o espaço mais agradável. A segunda intervenção urbanística aconteceu em 1901, quando o Largo Municipal foi completamente remodelado pela Cia. Pantaleone Arcuri e Spinelli, com financiamento de Francisco Mariano Halfeld, filho do engenheiro Henrique Halfeld. E passou a denominar-se então Praça Coronel Halfeld.
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Tupi Football Club, fundado em maio de 1912.  Juiz de Fora também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. 
O ecoturismo e turismo de Aventura encontram espaços em vários pontos da região. Passeios a cavalo, “motocross”, mountain bike e passeios de jipe estão entre os esportes praticados que tem a natureza como principais atrações. Visite também a Reserva Biológica do Poço D´Anta, o Horto Florestal do Poço Dantas, o Morro do Imperador, o Parque da Lajinha, a Barragem de Chapéu D’Uvas.
A noite de Juiz de Fora é conhecida por seus bares e casas noturnas. A tradição boêmia da cidade é mantida em cada uma dessas localidades. A vida cultural da cidade é intensa. A cidade tem cinemas e teatros que apresentam espetáculos em voga nos grandes centros, e tem sido o local para primeiras marchas nacionais. O Cine Teatro Central merece atenção especial dos turistas, por ser um dos mais importantes espetáculos locais no Estado de Minas Gerais. Muito admirado pelos artistas, o teatro foi adquirido pela Universidade e é administrado pela Prefeitura. 

Popularmente conhecido como Morro do Cristo, o Morro do Imperador é um dos pontos mais altos da cidade. Este ponto turístico  tomou esse nome em 1861 com a subida de D. Pedro II pelas encostas para apreciar a vista da cidade.
O relevo de Juiz de Fora é bem acidentado, correspondendo geomorfologicamente à Unidade Serrana da Zona da Mata, pertencente à Região Mantiqueira Setentrional. A altitude máxima é de 998 m. nas proximidades da serra dos Cocais e a mínima fica em 470 m no Rio Santo Antônio. A sede está em uma altitude de 677,2 m. Cerca de 2% do território juiz-forano é plano, 15% das terras são típicos de serras e os 83% restantes o terreno são mares de morro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário