quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Turismo em Barretos São Paulo, festa de Pião, o maior evento de rodeio da América Latina.

Barretos vê a quantidade de gente se multiplicar com a vinda de turistas, com população de aproximadamente 110 mil habitantes,  principalmente no mês de agosto, durante a Festa do Peão de Boiadeiro. Com a tradicional festa do Peão para quem gosta de rodeios, buscar por pontos turísticos em Barretos é buscar por atrações que estão ligadas ao principal atrativo da cidade a Festa do Peão de Barretos que reúne turistas de todas as regiões do país como também internacionais. Durante o maior evento de rodeio da América Latina, a cidade chega a receber mais de um milhão de visitantes.
 

Barretos é uma cidade que se destaca pela sua tranquilidade. Porém, quando chega a 2ª quinzena de agosto, milhares de pessoas invadem esta bela cidade do interior paulista em busca de muita diversão e música boa. Com uma área aproximada de 100 alqueires para os festejos no mês de agosto, além de outros eventos durante o ano, tais como o Encontro dos Motoqueiros, Feira Pec-Show entre outros onde existe a maior arena de rodeio no Brasil.

Importante mural com 7 metros de altura. Possui imagens em relevo da família Barreto, do Divino Espírito Santo (padroeiro da cidade) e do Brasão Municipal. Neste local surgiram as primeiras casas da Fazenda Fortaleza, de Francisco Barreto e que deu origem a cidade. É a partir deste marco que todas as distâncias da cidade são medidas.

O Município de Barretos encontra-se situado em região de transição de alto e médio planalto. A vegetação natural predominante é a Floresta Tropical em sua variação latifoliada, cerrado e campo antrópico. Os recursos hídricos do Município pertencem às bacias dos Rios Turvo, Pardo e Grande. Os dois últimos nos limites Municipais, a leste e noroeste respectivamente. O clima do Município é predominantemente quente e seco. No verão são registradas temperaturas médias que variam entre 30 e 38 graus, no inverno a variação média cai dos 13 aos 20 graus. Sétimo maior município de São Paulo, Barretos está localizado na região Norte do estado, a 420Km da Capital.






























A música e a cultura sertanejas são muito presentes no interior paulista, principalmente na cidade de Barretos,  e não é  a toa que essa região apresenta todos os anos a maior quantidade (e qualidade) de rodeios do país. Uma festa conhecida em muitos países, esta festa com certeza é o maior atrativo entre os pontos turísticos em Barretos, pois com a chegada dos visitantes variados, estes são levados a conhecer os demais pontos de visitação. Por isso, entre os pontos de turismo, está o Parque do Peão Boiadeiro onde esta festa é realizada todos os anos no mês de agosto.

Uma tradição culinária típica das comitivas de peão de boiadeiro, o cardápio é basicamente composto por arroz carreteiro,, feijão gordo, paçoca de carne seca e churrasco. Tradicionalmente é realizado um concurso na Festa do Peão em Barretos, no espaço reservado para isso, chamado 'Ponto de Pouso', onde as comitivas relembram a tradição e fazem os pratos em fogões improvisados bem próximo ao chão. Durante os 11 dias de Festa do Peão no gigantesco Parque, são centenas de atrações culturais e esportivas.  No Memorial do Peão de Boiadeiro, localizado dentro do parque, é possível conhecer a história da festa e de seu fundador.

2 comentários:

  1. Assistindo um rodeio Internacional um jovem de 25 anos caiu do touro e foi pisoteado e morreu na hora misericórdia no Estado Unidos de que adianta a fama, si morreu.. debaixo das patas traseiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filho de Barretos mas ver morte em rodeio é muito triste é o segundo que vejo morrer ao vivo.

      Excluir