terça-feira, 19 de agosto de 2014

Turismo em Pedra Azul Domingos Martins, a natureza fala mais alto.

O parque Estadual da Pedra Azul fica a 50 quilômetros do Centro de Domingos Martins. As belezas naturais que envolvem Domingos Martins fazem da cidade um dos mais interessantes destinos da serra capixaba. Para desbravá-las, siga para o Parque Estadual da Pedra Azul, repleto de trilhas, com uma área de 1.240 hectares. A pedra, apesar de ter conquistas, não pode ser escalada, devido à coloração que varia do verde ao azul por causa de um líquen. De acordo com a incidência da luz solar tem um efeito fantástico e nacionalmente conhecido. Pode-se caminhar no entorno dela, e admirar sua imponência.

O parque fica na cidade capixaba de Domingos Martins, região serrana do Estado. Por conta da altitude, Domingos Martins tem temperaturas amenas o ano todo e a média anual não passa de 20ºC. A reserva é a principal atração da região. Além das trilhas que levam a cachoeiras e piscinas naturais, o parque abriga o cartão-postal da serra capixaba - a Pedra Azul. O nome da formação rochosa de quase dois mil metros de altura. As visitas à área são feitas somente com o acompanhamento de guias e é preciso agendar com antecedência. 

A Rota do Lagarto, percurso turístico de Pedra Azul, Domingos Martins, região Sudoeste Serrana do Espírito Santo, é uma boa opção de lazer para a família. No trajeto de oito quilômetros, o turista se encanta com as paisagens deslumbrantes e pode aproveitar a culinária e receptividade dos restaurantes e pousadas pelo caminho.  A estrada é estreita e a velocidade máxima permitida para veículos é quarenta quilômetros por hora. A limitação na verdade é uma desculpa para andar devagar e aproveitar cada detalhe da paisagem, que foi caprichada pela natureza.

O clima, as belezas naturais e as tradições culturais de imigrações europeias compõem um conjunto de características que fazem da região Serrana do Espírito Santo um grande polo turístico do estado.  A colonização foi feita por italianos, alemães e portugueses, que escolheram essa parte do Espírito Santo por ter um clima ameno parecido com o dos seus países de origem.

O município de Domingos Martins é dividido em seis distritos que são: Sede (Centro), Isabel, Paraju, Melgaço, Aracê e Biriricas, sendo Aracê o mais conhecido e onde se encontra a vila de Pedra Azul, que possui os melhores hotéis e pousadas da região com excelentes infraestruturas a nível internacional. É onde se localiza o mais famoso ponto turístico do município, proporcionando aos seus visitantes logo ao despertar, a incrível visão da natureza da região e como destaque a Pedra Azul.


Domingos Martins não possui somente esta famosa formação geológica como ponto turístico, na Sede onde se encontra o centro da cidade existem construções com fachadas em estilo germânico, herança deixada pelos imigrantes alemães que se instalaram na região no século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário