quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Turismo em Paraty Rio de Janeiro, bela cidade para férias.

Paraty  é uma Cidade no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro com arquitetura original, seu Centro Histórico com a arquitetura típida do período colonial., o Centro Histórico de Paraty possui suas construções praticamente intactas. Surgido entre os séculos 18 e 19, o local possui em seu cenário casarões coloniais e igrejas que vão do rio Perequê-Açu até a Baía de Paraty. O tráfego de veículos é proibido ali, o que possibilitou a preservação do calçamento irregular em pedras, um charme à parte. Sem permissão de carros no local, os turistas conhecem o Centro Histórico a pé, passando por símbolos da cidade como a Igreja de Santa Rita, erguida em 1722, e os coloridos sobrados, onde funcionam restaurantes, bares e lojas de artesanato.

A visita a Paraty é possível encontrar muitas atrações turísticas, das mais antigas às mais modernas. A primeira impressão ao chegar à cidade é de que ela parou no tempo, com exuberante natureza em seu entorno, incluindo rios, cachoeiras e  mata Atlântica preservada, a Cidade é ainda é um centro cultural que reúne arte de cultura do País e do mundo,  Paraty também é a cidade certa: trilhas, passeios de barco, passeios de Jeep encantam e apaixonam os turistas que a visitam, a maioria com retorno certo, ante tanta cultura e beleza natural. A gastronomia é outro ponto forte da região: com dezenas de restaurantes premiados, temos ainda a cultura da cana de açúcar nos brindando com cachaças de altíssima qualidade produzidas em fazendas na Cidade.

Paraty é uma das cidades mais antigas do Brasil. Ela foi fundada no século XVI, porque fazia parte da rota do ouro que ia de Minas Gerais a Portugal. A arquitetura de séculos atrás ainda é a marca da cidade, pois está muito bem preservada até hoje. chama a atenção dos turistas que caminham por suas ruas de pedra. Todo o calçamento das ruas do centro histórico é da época em que Dom Pedro passava com suas carruagens pela cidade. Emancipada em 1667, durante o período colonial brasileiro, Paraty foi sede do mais importante porto exportador de ouro do país, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Um pouco afastadas da cidade, as praias de Paraty são outra atração do local. Para visitá-las, a melhor forma é fazer um passeio de barco, que inclui também as ilhas da região. Praia Trindade  é belíssima e sem dúvida a mais agitada de Paraty. Possui piscinas naturais, ideais para crianças. Além de ser indicada para crianças é também indicada para esportes náuticos, Praia da Jabaquara possui águas mornas, pouco transparentes e fundo de areia e lama. Tendo a lama medicinal como maior atrativo. Com uma excelente infraestrutura, Ilha Sapeca é  uma pequena ilha, com praia própria para mergulhos e pescarias. Além de possuir uma paisagem belíssima, Praia do sono o nome já diz tudo, é calma, sua orla é sombreada por amendoeiras. Um lugar ideal para banho e descanso, possui uma infraestrutura ótima, alguns dos cenários mais bonitos da região, acessíveis através da vila hippie de Trindade. O local é o preferido dos jovens.

O roteiro mais utilizado é o que leva às Ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Rasa, Algodão e Catimbau, além de ir às praias Vermelha e da Lula. Se preferir praias mais desertas, sem muita badalação, a dica é realizar o passeio que leva os turistas até Saco do Mamanguá, Cajaíba, Martim de Sá e Ponta Negra. Bastante preservado, outra atração da cidade é o Caminho de Ouro, batizado assim por ter sido a passagem que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro e a São Paulo durante o ciclo do ouro.


Uma cidade de charme, história e beleza assim é Paraty, localizado a mais ou menos três horas do Rio de Janeiro, é uma das cidades mais procuradas do estado , os pontos turísticos mais visitados são o centro histórico, praias, ilhas e fazendas. Para quem gosta de lazer e passeios Adventure  Paraty também é a cidade certa: trilhas, passeios de barco, passeios de Jeep encantam e apaixonam os turistas que a visitam, a maioria com retorno certo, ante tanta cultura e beleza natural. Entre muitos outros  programas recomendados para quem tem o sabor e o privilégio de compartilhar  um pouquinho conosco dessa cidade ímpar, chamada Paraty!

Nenhum comentário:

Postar um comentário